Fotografia de longa exposição Oficina no Rio de Janeiro com Príamo Melo
sexta-feira, 30 de julho de 2010
O Ateliê da Imagem no Rio de Janeiro promove, no dia 31 de julho, o Projeto Experiência com Príamo Melo: Fotografias com Longas Exposições - A Captura do Movimento.
O curso trata da fotografia com longas exposições, enfatizando o uso de acessórios como filtros de densidade neutra, que são plaquinhas translúcidas cinzas, confeccionados de modo a permitir que exposições longas sejam obtidas, mesmo quando a luz seja abundante.
Estimular a utilização de longas exposições para a obtenção de fotografias de grande apelo estético, em especial as paisagens. Para isso, o olhar deve ser treinado para a captura de movimento. Serão apresentados acessórios fotográficos para esse fim, incluindo tripés e filtros de densidade neutra. Uma revisão sobre os conceitos fundamentais de fotometria e a realização dos cálculos fotométricos necessários para a obtenção de longas exposições será apresentada, bem como aspectos fundamentais sobre a composição fotográfica.
Paisagens urbanas ou bucólicas são um tema recorrente a fotografia com longas exposições. O movimento do mar, das nuvens, de carros ou trens, de suas lanternas e faróis, o balançar dos galhos ou o rebuliço de uma multidão são alguns exemplos que podem resultar em belos trabalhos se forem bem explorados e tecnicamente bem trabalhados.
Na oficina, serão abordados os seguintes temas:
•Apresentação de fotografias de diversos autores, na categoria longa exposição, de modo a motivar o aluno com os resultados que podem se obtidos;
•Apresentação de equipamentos típicos em fotografia de longas exposições: tripé e os diversos tipos de cabeças, filtros polarizadores e de densidade neutra tradicionais e graduados, cabos disparadores etc.;
•Revisão da Teoria da Exposição, apresentando cálculos com abertura, tempo de exposição e ISO, conceitos de sub e sobre-exposição e fotografia com a ajuda do histograma;
•Revisão de conceitos em fotografia digital: controle da cor (temperatura da cor e balanço de branco), resolução (densidades de pixels e tamanho da impressão), formato (JPEG x RAW), artefatos (ruído, jaggies, banding etc.) e como evitá-los;
•Apresentação de um fluxo digital simples e ferramentas básicas de edição;
•Revisão de conceitos em composição fotográfica e a busca pela luz perfeita;
•Apresentação da confecção de filtros artesanais de densidade neutra;
Fechada a programação do Estúdio Brasil 2010 Serão 12 fotógrafos que estarão no palco do Memorial da América Latina
Site de Fotografia
sábado, 24 de julho de 2010
Maior nº de deficientes visuais surfando a mesma onda
quarta-feira, 30 de junho de 2010
Maior nº de deficientes visuais surfando a mesma onda
Homologado: Domingo, 27 de junho de 2010
O RankBrasil registra uma grande lição de vida e superação na praia da Atalaia em Itajaí-SC.
Cadari, auditor do RankBrasil esteve em Itajaí-SC no dia 27 de junho de 2010 onde os alunos da Associação Escola Surf e Amigos da Atalaia, auxiliados por instrutores, superaram o próprio recorde, “Maior número de deficientes visuais surfando a mesma onda” com 8 participantes.
A superação aconteceu na praia da Atalaia durante as festividades do aniversário de 150 anos da cidade de Itajaí. O clima estava propicio e as ondas estavam favoráveis, após várias tentativas permaneceram em incrível sincronismo na mesma onda. Apesar da falta de visão para realizar manobras, eles possuem um equilíbrio surpreendente e com ajuda de instrutores conseguem surfar com perfeição.
Jailson Fernandes, idealizador do evento “Superação nas ondas da Atalaia” e instrutor voluntário da escola diz: “ Este recorde mostra para as pessoas a capacidade do deficiente visual não só no surf, mas também no seu dia a dia, mostrando que eles podem trabalhar, estudar e fazer outras atividades”.
Segundo o presidente da ASPI, Juliano Gleison: “Este evento, em parceria com a Escola de Surf, é importante não só para o surf de nossa cidade, mas enfatiza também a divulgação de nossas praias, propícias para o esporte, turismo e lazer”.
Recorde anterior:
Recordista | Ano | Quantidade | Tempo | Cidade |
Ass. Escola de Surf Amigos da Atalaia | 2009 | 7 surfsitas | 2 segundos | Itajaí - SC |
Redação: RankBrasil
Incríveis fotos com textura e efeitos feitos com profundidade de campo
domingo, 23 de maio de 2010
Abaixo seguem excelentes exemplos de fotografias onde os fotógrafos usaram menor profundidade de campo de forma criativa, conseguindo efeitos luminosos e texturas incríveis:
Fonte: Designontherocks